top of page
Milícias de homens de cor (1600× 600 px) (1).png

QUANDO /

24 e 25 de outubro

ONDE /

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

SOBRE O EVENTO /

No cotidiano do mundo colonial, hispânico ou português, a força militar predominante foram as forças auxiliares, a partir da segunda metade do século XVIII denominadas milícias. Tratava-se de unidades militares, comandadas por potentados locais, que eram também responsáveis por sua organização, treinamento e sustento. Como o recrutamento era de base territorial, realizado entre a população local, ainda que de forma segregada, as milícias incorporavam em suas fileiras indígenas, pretos e pardos livres. O objetivo deste evento é criar um espaço de debate entre especialistas para avançarmos na seguinte agenda: 1) refletir sobre a experiência de homens pretos, pardos e indígenas, em uma sociedade na qual o tráfico de escravizados avançava exponencialmente e, de forma simultânea, crescia a população de afrodescendentes libertos e livres; 2) entender se e como o processo de institucionalização das milícias desestabilizou a ordem colonial; 3) avançar na compreensão da circulação de novas ideias, tal como merecimento e direitos, entre oficiais e soldados milicianos, e como eles as entendiam no quadro novo de ideias liberais; 4) refletir sobre a circulação de oficiais milicianos no circuito Portugal, Rio de Janeiro e Angola; 5) discutir o lugar ocupado por essas milícias na Independência e na construção do Estado imperial; 6) refletir sobre o impacto da dissolução das milícias em 1831-32. 

ORGANIZADORES /

Adriana Barreto (UFRRJ), Crislayne Alfagali (PUC-Rio) e Hendrik Kraay (University of Calgary)

COMO CHEGAR?

​

​

​

​

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro localiza-se no município de Seropédica, no km 7 da BR-465, no Rio de Janeiro.

​

1ª Opção:  Utilizar o ônibus Central-Seropédica, da Viação Real Rio, que sai do terminal Américo Fontenele, na Central do Brasil. O ônibus entra na Universidade. É só descer no ponto dentro do Campus.

2ª Opção: Pegar o metrô, desembarcar em Coelho Neto. Próximo à estação, é possível pegar o ônibus da viação Real Rio para Seropédica, na linha Coelho Neto-Seropédica.

3ª Opção: A Viação Real Rio ainda possui as seguintes linhas de ônibus que atendem aos alunos que vêm de cidades e regiões próximas e precisam desembarcar no câmpus Seropédica: Itaguaí-Seropédica, Paracambi-Seropédica, Cacaria-Seropédica e Ponte Coberta-Seropédica.

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro está situada à Rua Marquês de São Vicente, 225, no Bairro da Gávea, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro.

A PUC-RIO possui dois acessos principais:
- pela Rua Marquês de São Vicente, 225 - com entrada exclusiva para pedestres -
- pela Rua Pe. Leonel Franca - com entrada para veículos e pedestres.

Alguns ônibus possuem ponto final em frente à entrada da Av. Padre Leonel Franca da PUC-RIO, outros passam em frente à entrada da Av. Marquês de São Vicente, e existem os que passam próximo (ponto do planetário).

Uma boa opção para aqueles que estiverem perto do Metrô é pegar a integração do Metrô na superfície. Apesar de não haver uma estação na Gávea, os ônibus do Metrô que saem das estações General Osório (Ipanema) e Botafogo têm como ponto final a PUC-Rio. 

​

​

​

​

pphr_ufrrj.png
nephs.png
dephist.jpg
logo conexões atlânticas.png
calgary.png
cnpq.png
faperj.png
bottom of page